Limpeza do Espaço Público
Varredura
A limpeza do espaço público é desenvolvida pelo Serviço de Higiene Urbana através de diferentes técnicas e meios, escolhidos consoante as caraterísticas de cada ponto do território:
- Varredura manual – executada com recurso a uma vassoura, uma pá e um carrinho de varredura;
- Varredura mecânica – contempla a utilização de varredoras mecânicas e recurso a um soprador como complemento à atividade da varredora é frequente;
- Varredura com aspirador – desenvolvida com recurso a um equipamento alimentado a energia elétrica, que permite realizar a limpeza do espaço público de forma silenciosa e não poluente. A autarquia dispõe de três aspiradores elétricos, fruto daquela que tem sido uma aposta continuada na sustentabilidade ambiental.
Deservagem
A atividade de deservagem do espaço público é desenvolvida de forma regular pelo Serviço de Higiene Urbana através do corte mecânico das ervas existentes, realizado com recurso a uma roçadoura elétrica, e da aplicação posterior de fitofarmacêuticos, que prolongam a ausência de infestantes
Em 2014 foi abandonada a utilização de glifosato, um produto com risco cancerígeno, e atualmente a Junta de Freguesia utiliza os únicos produtos existentes no mercado que permitem uma utilização segura, amiga do ambiente e eficaz: “Katoun Gold” e “Chikara”.
O produto de nome comercial “Katoun Gold” é um herbicida foliar não seletivo, de origem natural e de baixa perigosidade para o homem e ambiente, que atua estritamente por contacto, provocando a secagem natural das infestantes.
O produto de nome comercial “Chikara” é um herbicida com ação sistémica ascendente e descendente, sem classificação toxicológica, que é absorvido pelas folhas e raízes das infestantes provocando o seu perecimento. Não apresenta qualquer risco de lixiviação para as camadas mais profundas do solo, nem de contaminação dos lençóis freáticos.
A deservagem com fitofarmacêuticos é realizada de forma controlada, por aplicadores habilitados, de produtos autorizados para a utilização em zonas urbanas, zonas de lazer e vias de comunicação, sendo dada preferência aos que apresentem baixo risco para o homem e para o ambiente. É uma atividade facilmente identificável na via pública, uma vez que está bem sinalizada, e a sua segurança de utilização permite a utilização do espaço logo após a secagem do produto.
Consulte mais informações sobre a aplicação de fitofarmacêuticos no site da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) ou no folheto disponibilizado por esta entidade e disponível aqui.
Lavagem de ruas, limpeza de sarjetas e sumidouros
Por motivos ambientais relacionados com o desperdício de água potável, desde 2017 que a Junta de Freguesia de Alvalade suspendeu as lavagens generalizadas das ruas. São desenvolvidas atividades de lavagem sempre que necessário e realizada a desobstrução de sarjetas e sumidouros. Estes últimos trabalhos são concretizados sempre que necessário, mas assumem especial relevância antes do período de chuvas, como forma de contribuir para um correto escoamento das águas pluviais.