Espaço Público 10/07/2024

Reabilitação do elemento de água na Praça Francisco de Morais

A intervenção visa requalificar o elemento de água existente no Praça Francisco de Morais, devolvendo a este espaço uma importante referência na paisagem urbana do Bairro de São Miguel.  Os trabalhos a realizar passam pela substituição de todo o sistema de bombagem, incluindo sistemas de filtragem e recirculação da água, para além de um novo sistema de alimentação e controlo. Estão ainda previstos trabalhos de correção e manutenção da estrutura do próprio lago, como a limpeza de todos os elementos e reforço da impermeabilização. Estas intervenções devolvem a estética e as funcionalidades originais daquele elemento, contribuindo também para o reforço da eficiência hídrica do mesmo.

A intervenção que agora se inicia, está integrada numa requalificação alargada dos espaços verdes do Bairro de São Miguel, nomeadamente da Praça Francisco de Morais e que se estenderá a toda a envolvente da escola básica. Procura-se assim, preservar a memória do bairro e da qualidade dos espaços verdes, projetados por Ribeiro Telles, recriando um espaço de elevada qualidade ambiental e visual, valorizando e dignificando deste modo todo o espaço, sendo um local de encontro, partilha, lazer e permitindo uma multiplicidade de funções interligadas entre si, respondendo às necessidades da população residente e outros utilizadores.

Esta obra é executada pela Junta de Freguesia com o financiamento do Município de Lisboa, ao abrigo dos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências e Cooperação.