Foram concluídos os procedimentos de microinjeções em diversos pinheiros da freguesia
A lagarta do pinheiro – Thaumetopoea pityocampa – vulgarmente apelidada de “processionária” é um inseto desfolhador de pinheiros e cedros, levando a um enfraquecimento da árvore. Para além dos danos nas árvores pode também originar problemas de saúde pública, devido à característica urticante dos seus pelos, provocando alergias na pele, globo ocular e aparelho respiratório de pessoas e animais.
A Junta de Freguesia de Alvalade, leva a cabo uma estratégia para o combate a esta praga, ao longo do ano e nas diferentes fases do ciclo biológico da lagarta, respeitando as recomendações do Ministério da Agricultura e Alimentação.
Neste âmbito, concluímos na última semana de setembro o procedimento de microinjeções em diversos pinheiros da freguesia. Trata-se de uma medida de controlo, levada a cabo por equipa especializada, em que por intermédio de microinjeção múltipla, de uma solução nutritiva, aumenta o vigor e as defesas naturais dos exemplares, contendo ainda uma substância que atua diretamente sobre a praga.
A Junta de Freguesia de Alvalade, reforça que quaisquer avistamentos de ninhos ou lagartas, na área geográfica da nossa Freguesia, deve-nos ser comunicado de imediato, sendo de evitar o contacto com as lagartas.
Foram efetuados tratamentos em:
- Rua Mem de Sá – 3 exemplares
- Rua Nuno Ferrari (traseiras) – 3 exemplares
- Azinhaga dos Barros (frente ao bloco C) – 1 exemplar
- Rua Paul Harris – 3 exemplares
- Dr. Gama Pinto (Faculdade de Letras) – 3 exemplares
- Escola S. Miguel Miguel – 2 exemplares
- Escola Teixeira de Pascoais – 5 exemplares
- Rua Veiga Beirão – 1 exemplar
- Rua Eduardo de Noronha # Av. D. Rodrigo da Cunha – 2 exemplares
- Rua D. Pedro Cristo – 4 exemplares
- Parque José Gomes Ferreira – 10 exemplares