Mais de três centenas de árvores e arbustos plantados na Quinta do Narigão
A Junta de Freguesia de Alvalade procedeu, nos últimos dias, à plantação de mais de três centenas de árvores e arbustos na Quinta do Narigão. As espécies selecionadas são espécies autóctones, que crescem de forma espontânea no país e não requerem manutenção, desenvolvendo-se e adaptando-se às condições existentes ao nível do solo e do clima.
As árvores e os arbustos plantados no local (acessível através da Avenida Almirante Gago Coutinho, da Rua Francisco Franco ou da Rua Professor Veiga Beirão) apresentam cores, texturas, alturas e volumes variados. Tal contribuirá para enriquecer a qualidade do espaço e para reforçar a variedade e o número de ecossistemas presentes.
Choupos brancos, freixos, murtas, marmeleiros, sabugueiros e pilriteiros foram as espécies plantadas. As árvores – os choupos brancos e os freixos – foram dispostas por forma a criar um cenário natural na encosta da Quinta do Narigão e a reforçar os locais de estadia existentes. Acresce que o freixo tem raízes extensas, que contribuem para segurar o solo, evitando a erosão.
Já o pilriteiro é um arbusto de folha caduca, cujo fruto é fonte de alimento para muitas espécies de insetos, enquanto o sabugueiro tem um fruto que é muito apreciado por aves como o melro, o tordo e o estorninho. Foram ainda plantados marmeleiros e murtas.