Lago do Largo Frei Heitor Pinto alvo de intervenção de limpeza e manutenção
O lago do Largo Frei Heitor Pinto está a ser alvo de uma intervenção de limpeza e manutenção, que levou no dia de ontem à transferência dos peixes que se encontravam no local.
Esta intervenção obriga a desligar o repuxo existente e ao total esvaziamento do lago, tendo-se optado por fazê-la nesta altura do ano de forma a contribuir para a poupança de água diária numa altura em que o país atravessa um período de seca meteorológica severa.
Quanto aos peixes, foram transferidos para o Jardim Botânico Tropical, situado na zona monumental de Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Este Jardim ocupa uma área total de cerca de 7 hectares, integrando um Parque Botânico aberto ao público com 5 hectares. Com um património vegetal especializado em flora tropical, o Jardim encontra-se classificado como Monumento Nacional e integra, desde 2015, a Universidade de Lisboa, sendo atualmente gerido em conjunto com o Museu de História Natural e da Ciência e o Jardim Botânico de Lisboa. No espaço são desenvolvidas atividades de caráter científico, educativo, cultural e de lazer, no âmbito da preservação e valorização do património e da difusão da cultura científica sobre a ciência tropical e a história e memória da ciência e da técnica nos descobrimentos, na expansão e na colonização portuguesas.
Saiba mais sobre a “nova casa” dos nossos peixes em https://museus.ulisboa.pt/pt-pt/jardim-botanico-tropical