Proteção Civil 06/02/2018

Junta de Alvalade parceira de projeto pela redução dos riscos sísmicos

Consciente da importância de sensibilizar a população para as questões de segurança em caso de ocorrência de catástrofes naturais no seu território, a Junta de Freguesia de Alvalade associou-se ao projeto Know Risk. Com esta parceria, a autarquia procura garantir que a informação sobre os procedimentos de prevenção que podem ser adotados para minimizar o impacto de um possível terramoto chega ao maior número de pessoas.

Nesse sentido, a Junta de Freguesia de Alvalade promoveu a distribuição de um Guia Prático com as medidas que cada um de nós pode e deve adotar para tornar a sua casa mais segura. “Mover, proteger e fixar” são três pequenos gestos que podem fazer a diferença e reduzir os riscos de danos pessoais e materiais em caso de terramoto.

“Antes de um terramoto ocorrer, adopte medidas simples que o deixam mais seguro. Os terramotos não podem ser evitados, mas os danos e o número de vítimas podem ser reduzidos”, lê-se nesse guia, no qual se sublinha que “os danos ocorrem mesmo sem colapso dos edifícios”.

“A queda de elementos decorativos, paredes divisórias, máquinas ou móveis pesados, causa danos, perdas e ferimentos, durante ou após um terremoto”, acrescenta-se na publicação. Face a essa realidade, recomenda-se a cada cidadão que prepare a sua casa para um possível terramoto. Como? Movendo alguns móveis com determinadas caraterísticas, protegendo bens frágeis ou de valor significativo e fixando mobília e objetos pesados.

Reforçar “os elementos mais críticos” das habitações (por exemplo ao nível das janelas, varandas, chaminés e sistemas de gás, água e eletricidade) pode também ser uma necessidade, mas nesse caso recomenda-se a consulta de um profissional da área.

O projeto Know Risk, do qual a Junta de Freguesia de Alvalade é parceira, é financiado pela Comissão Europeia e envolve o Instituto Superior Técnico e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Mais informações aqui: www.knowriskproject.com