Candidatura do Bairro Digital de Alvalade foi aprovada no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência
A candidatura do Bairro Digital de Alvalade foi aprovada no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, mantendo a dotação prevista, sem estar condicionada à aceitação de Bruxelas. O investimento total elegível é de 1.103.999,90 €, comparticipado a 100% a fundo perdido.
A apresentação da candidatura foi realizada por um consórcio liderado e promovido pela Freguesia de Alvalade, com a participação da EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, S.A. e da UACS – União de Associações do Comércio e Serviço da Região de Lisboa e Vale do Tejo.
Na Área Metropolitana de Lisboa, foram apresentadas 22 candidaturas, tendo sido selecionadas apenas 6. O Bairro Comercial Digital de Alvalade obteve o terceiro melhor resultado entre os projetos selecionados e foi o mais bem pontuado no contexto da cidade de Lisboa.
Recorde-se que o Projeto Bairros Comerciais Digitais tem como objetivos mais relevantes aumentar a atratividade da freguesia para visitantes e residentes, impulsionar o crescimento do comércio local, qualificar a experiência de compra para os visitantes/clientes, atrair mais pessoas ao Bairro e promover a digitalização do pequeno comércio. Além disso, o projeto visa garantir a sustentabilidade do comércio local em tempos pós-pandemia, contribuir para a valorização do espaço público e criar programas de comunicação, informação e formação envolvendo os comerciantes, clientes e visitantes, de acordo com os seus interesses.
A implementação desta iniciativa/projeto permitirá alcançar os seguintes objetivos:
- Aumentar a atratividade da freguesia para visitantes e residentes/munícipes;
- Potenciar o desenvolvimento e crescimento do comércio local (serviços, restauração, etc.);
- Aplicar as melhores práticas para que os visitantes/clientes do Bairro possam ver qualificada a sua experiência de compra de produtos/serviços (experiência de consumo);
- Atrair mais visitantes/clientes ao Bairro de Alvalade e potenciar o crescimento das vendas no comercio local;
- Promover a digitalização do pequeno comércio local;
- Garantir a sustentabilidade, resiliência e prosperidade do comércio local, designadamente neste período pós-pandemia;
- Contribuir para a valorização do espaço público, criando um espaço que se constituirá como polo de atração dos clientes/visitantes e uma mais-valia para os residentes, sustentado na disponibilização de soluções que oferecerão uma experiência digital para complementar a experiência física;
- Criar programas de comunicação/informação/formação, no contexto das soluções a implementar, que envolvam os comerciantes locais, os seus clientes (residentes ou não) e os visitantes do Bairro, em função dos seus