Cultura 25/10/2024

Concerto comemorativo dos 150 anos da estreia da obra “Messa da Requiem” de Giuseppe Verdi

A Junta de Freguesia de Alvalade promove um concerto sinfónico de entrada livre na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, dia 14 de novembro, pelas 21H00. Este espetáculo, integrado no Ciclo Nacional de Grandes Obras Corais Sinfónicas, contará com a participação do Coro Sinfónico Lisboa Cantat, do Genova Vocal Consort e da Orquestra Filarmónica Portuguesa.

Sobre a obra Messa de Requiem de Giuseppe Verdi

Verdi reverenciava dois grandes vultos da cultura italiana: Gioachino Rossini, o maior compositor de ópera, e o poeta Alessandro Manzoni, cuja obra I promessi Sposi acompanhou Verdi até à sua morte. Em 1868, após a morte de Rossini, Verdi convidou 13 compositores a criar um Requiem em sua homenagem, mas a estreia foi cancelada. Em 1873, com a morte de Manzoni, Verdi utilizou parte do material já esboçado para compor um Requiem em memória do poeta. A Messa da Requiem, uma obra de profundo recolhimento sobre a Vida e a Morte, estreou-se em 1874 na Igreja de São Marcos, em Milão. Este ano celebra-se o 150.º aniversário desta obra monumental.

Ficha Artística

• Coro Sinfónico Lisboa Cantat, Maestro Jorge Carvalho Alves