Espaço Público 06/10/2023

Foram concluídos os procedimentos de microinjeções em diversos pinheiros da freguesia

A lagarta do pinheiro – Thaumetopoea pityocampa – vulgarmente apelidada de “processionária” é um inseto desfolhador de pinheiros e cedros, levando a um enfraquecimento da árvore. Para além dos danos nas árvores pode também originar problemas de saúde pública, devido à característica urticante dos seus pelos, provocando alergias na pele, globo ocular e aparelho respiratório de pessoas e animais.

A Junta de Freguesia de Alvalade, leva a cabo uma estratégia para o combate a esta praga, ao longo do ano e nas diferentes fases do ciclo biológico da lagarta, respeitando as recomendações do Ministério da Agricultura e Alimentação.

Neste âmbito, concluímos na última semana de setembro o procedimento de microinjeções em diversos pinheiros da freguesia. Trata-se de uma medida de controlo, levada a cabo por equipa especializada, em que por intermédio de microinjeção múltipla, de uma solução nutritiva, aumenta o vigor e as defesas naturais dos exemplares, contendo ainda uma substância que atua diretamente sobre a praga.

A Junta de Freguesia de Alvalade, reforça que quaisquer avistamentos de ninhos ou lagartas, na área geográfica da nossa Freguesia, deve-nos ser comunicado de imediato, sendo de evitar o contacto com as lagartas.

Foram efetuados tratamentos em:

• Rua Mem de Sá – 3 exemplares
  • Rua Nuno Ferrari (traseiras) – 3 exemplares