Ecocentros Móveis chegam a Alvalade
O Ecocentro Móvel está agora em Alvalade. No dia 13 de janeiro a Câmara Municipal de Lisboa vai dar início ao projeto dos Ecocentros Móveis na freguesia de Alvalade. O ecocentro móvel ficará em dois locais:
- nos dias 13, 14 e 15 – Av. Rio de Janeiro (entrada do estacionamento do Mercado)
- nos dias 16, 17 e 18 – R. José Pinheiro de Melo
A Câmara Municipal de Lisboa tem sido pioneira na implementação de boas práticas ambientais, e tem verificado, a adesão dos cidadãos de Lisboa que está, de dia para dia, uma cidade mais limpa.
Como tal, a cidade está já dotada de um sistema de recolha de resíduos capaz de cumprir as metas europeias impostas ao nível de reciclagem, que se traduz na separação dos resíduos produzidos através de um sistema trifluxo (vidro, papel e plástico) e orgânico.
Não obstante, em ordem a fomentar a reciclagem e a dotar os munícipes de pontos de recolha para deposição de resíduos de fileiras que, embora tendo já tratamento diferenciado, não são, para aqueles, de fácil utilização, foram adquiridos 3 ecocentros móveis.
Estes equipamentos, disponibilizados em modo de projeto piloto, têm como objetivo aproximar a população da proteção ambiental, fomentando a reciclagem, através da proximidade que permitem pela rotatividade da sua localização e permanência nos diversos locais, por três ou quatro dias, consoante a adesão da população e o número de habitantes por freguesia.
Os ecocentros estão dotados de recipientes para deposição de resíduos para os quais hoje em dia a população não tem acesso, permitindo criar novos hábitos e aumentar as taxas de reciclagem, pois estão em causa fileiras que são já objeto de tal operação.
As fileiras de resíduos que estão contempladas no ecocentro móvel são:
- Embalagens com restos de produtos solventes e tintas
- Capsulas de café de alumínio
- CD’s e DVD’s
- Lâmpadas normais
- Lâmpadas tubulares
- Latas de spray
- Talheres, tachos e frigideiras
- Tinteiros e tonners
- Rolhas de cortiça
- REE´s / pequenos eletrodomésticos