Economia e Inovação 20/05/2021

Sabores de Alvalade regressam com 29 motivos para uma refeição deliciosa

A Junta de Freguesia de Alvalade promove até ao próximo dia 24 de junho a 4.ª edição do Concurso Sabores de Alvalade. O evento tem como principal objetivo a promoção da qualidade do sector da restauração e similares da freguesia e foi oficialmente apresentado à imprensa ontem, no Mercado de Alvalade, com o lançamento oficial de uma brochura que reúne todos os pratos e doces vencedores de anos anteriores.

Quanto à edição deste ano, conta com 14 sobremesas e 15 pratos tradicionais a concurso, que estão disponíveis em 22 estabelecimentos sedeados em Alvalade. O concurso divide-se então em duas categorias, sendo que para avaliar os pratos tradicionais é nomeado um júri, que foi revelado no lançamento oficial desta edição, realizado ontem no Mercado de Alvalade, surpreendendo os restaurantes a concurso, alguns deles representados nesta cerimónia com as suas melhores iguarias. Assim, foi-lhes dada desde logo a oportunidade de surpreenderem o músico e freguês Francisco Mendes, o presidente do Clube de Rugby São Miguel, Miguel Teixeira, e a presidente da Associação de Comerciantes de Alvalade, Elsa Gentil-Homem. A eles junta-se como embaixador o chef Vítor Sobral e ainda a chef Cátia Goarmon, mais conhecida por “Tia Cátia”, que irá integrar o júri na fase de provas.

No evento de lançamento, o Mercado de Alvalade recebeu ainda alguns dos restaurantes premiados em edições anteriores e que colocaram para prova de todos os presentes alguns dos pratos que os destacam:

Restaurante o Borges – Pataniscas de Garoupa

Pomar de Alvalade – Moelinhas

O Luis – Rojões à Minhota

Harmonia dos Sabores – Doce

Restaurante do Mercado – Salada de Polvo

Golf Spot – Pannacota Limão e Manjericão

Courenses – Grão com mão de vaca

Real pão de ló – Pão de ló e outros

Garrafeira de Alvalade – Vinhos

A esta 4.ª edição do Sabores de Alvalade a Junta de Freguesia de Alvalade ainda juntar mais uma medida de apoio ao sector, assumindo o pagamento de todas as refeições de prova dos jurados e do embaixador desta edição, contribuindo para que os estabelecimentos a concurso possam receber a iniciativa como um incentivo, tanto a nível financeiro como mediático.

Até 24 de junho os alvaladenses terão a oportunidade de votar no melhor doce a concurso e, por isso, têm agora bons motivos para iniciarem a partir de segunda-feira uma saborosa fase de testes e avaliação. A votação realiza-se através da página oficial de Facebook da Junta de Freguesia de Alvalade. Consulte a lista de pratos tradicionais e doces a concurso. Prove e vote!