Mercados

A Junta de Freguesia de Alvalade tem sob a sua tutela o Mercado de Alvalade e o Mercado Jardim, sendo responsável pela gestão e manutenção de ambos os equipamentos.

Consulte aqui o plano de contingência destes espaços.

Mercado de Alvalade

Oferta Comercial:
Alimentar – Peixe fresco e congelado, legumes, fruta, carne, padaria, charcutaria, gelataria, cafetaria/pastelaria, restauração e bebidas.
Não alimentar – Supermercado, flores, plantas, drogaria, bijutaria, roupa para senhora e criança.

Parque infantil, zona de estadia e de alimentação

Horário: De segunda a sábado, das 7H30 às 14H00 (em agosto o Mercado de Alvalade encerra à segunda-feira)

Parque de estacionamento (gestão da EMEL): Em funcionamento todos os dias, 24 horas por dia. Estacionamento gratuito das 16H01 às 07H59, de segunda-feira a sábado, e aos domingos todo o dia.

Morada: Avenida Rio de Janeiro, 1700 – 330 Lisboa

Telefone: 215 939 611

Acessibilidades:
Autocarros: 717, 735, 744, 755, 767
Metro: Estação Alvalade


Mercado Jardim

Oferta comercial:
Alimentar – Legumes, fruta, cafetaria/pastelaria, charcutaria, vinhos e licores.

Não Alimentar – Flores e Plantas.

Horário: De segunda-feira a sábado, das 7h30 às 14h00

Morada: Rua Antero de Figueiredo, 1700 – 041 Lisboa

Acessibilidades:
Autocarros: 705, 727, 735, 767, 793
Metro: Estação Roma

Requalificação do mercado:
Inaugurado em 1949, o Mercado de Levante foi durante muitos anos o único mercado de levante da cidade de Lisboa com periodicidade diária. Na sequência de uma candidatura submetida por um cidadão ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa, a qual se sagrou vencedora, o mercado foi requalificado.

Com o intuito de dar a conhecer os projetos de requalificação do mercado e de receber sugestões da população, a Junta de Freguesia de Alvalade lançou uma Discussão Pública com a pergunta chave “O que gostaria que fosse feito no Mercado de Levante – Alvalade Sul?”. O Relatório Síntese dessa Discussão Pública pode ser consultado aqui

Com a conclusão dos trabalhos de requalificação, promovidos pela Junta de Freguesia de Alvalade ao abrigo de um Contrato de Delegação de Competências com o Município de Lisboa, este equipamento adotou a designação de Mercado Jardim. O projeto de requalificação concretizado foi aquele que mais votos da população conquistou.